Alecrim

Alecrim II 

 Educadora Carla
Em 2010 nasceu o projeto alecrim sob a coordenação da Professora Carla Graça de Mello. Este projeto é norteado pela pedagogia da cooperação cuja atuação é transdisciplinar, transpessoal e a abrangência é global. Os conteúdos enfatizam a autonomia, autoconhecimento, sentimento de pertença e de conexão entre todos os seres.

O Projeto se divide em 07 partes:


1-     Doutores da Alma (Amor Universal) - Uma ação social por mês
2 - Cooper-arte (Eventos que levem mensagens significativas de cunho terapêutico social e filosófico. A renda desses eventos será revertida para viagens e capacitação do grupo).
3 - Medir-à-ação - Reflexão e Autoconhecimento
4 - Empodearte
5 - Composição Literária
6 - Integra-à-ação
7 - Assembléia e Representação

 
Participam adolescentes de 12 a 17 anos às quintas-feiras das 14h às 17hs.


Veja algumas atividades do Alecrim:



2012








Coroação - Serra do Japi


2011

Ateliê Sensorial    

     Foi realizado um ateliê sensorial para proporcionar a vivência necessária para integração do conhecimento. Um dos objetivos era sensibilizar os jovens para reverenciarem o ancião e seu conhecimento.Ampliar a escuta não verbal pra compreender mensagens corporais, do silêncio que trouxessem pistas para um olhar da vida através da luz da experiência. Além disso, humanizar, despertar a ética do cuidado, aproximar gerações e levar a qualidade de presença e atenção tão necessária para a realidade de idosos que residem em abrigos.







2a. Visita ao Asilo










2010

Rio das Flores 

Com muito trabalho,uniao e colaboraçao o projeto Alecrim viajou para Rio das Flores,interior do Rio de Janeiro, onde fizeram 3 cursos: Maquiagem,escova e Horta Organica.Sendo que todos os aprendizados seram usados no proprio projeto Alecrim e na Academia de Crianças,onde os alunos do Alecrim irao ensinar as crianças do Semear.Confira algumas fotos dessa viagem inesquecivel:

 Curso de horta orgânica 





Importância dos vegetais para a saúde física e a redução do consumo de carnes vermelhas


Curso de Maquiagem

O curso de maquiagem foi ministrado por Amir Nossar que além de maquiador profissional é Educador Físico com especialização em ginástica Rítmica.
Durante todo o curso o educador enfatizou o fato da maquiagem ser uma máscara e da importância dos cuidados com a pele, cabelo e a preservação da saúde e beleza natural.
Ao mesmo tempo que ensinou técnicas de maquiagem para diversos tipos de ambientes, pontuou questões muito sérias sobre a indústria da beleza e cuidados essenciais com a saúde. Além do curso de maquiagem os alunos aprenderam a fazer escova e Amir falou sobre mitos e verdades no cuidado com os cabelos.

As alunas com o professor Amir Nossar


Dicas de Maquiagem 

                                                          Tonalidades de sombra
Tonalidades que mais realçam os  olhos são aquelas que fazem parte da  escala cromática da cor dos olhos ressaltando a cor dos mesmos.


Melhor forma de passar o blush
 É fazendo o famoso peixinho, mede do quadradinho da orelha até o canto da boca numa linha abaulada, numa linha arredondada e aplica o blush.

Pincéis para aplicar sombra.
Pincéis de cerdas espalham o produto com mais tranquilidade, dá um efeito mais alongado já os de espuma a sombra fica mais concentrada.
  
Base para sombra
Fazer uma base pra sombra de dentro pra fora dos olhos passando um tom mais  claro  e de fora pra dentro um mais escuro.

Como corrigir marcas de rímel qdo a maquiagem borra
Colocar uma bolinha de demaquilante na área que manchou com cotonete de duas hastes deixar cinco minutos, utilizar o outro lado girando no pontinho que manchou delicadamente e sai totalmente a mancha.


Jundiaí 

Os jovens visitaram o abrigo de idosos e aplicaram a reflexologia em suas mãos. Estudaram sobre o papel do idoso em culturas diferentes, sobre o envelhecimento e linguagem não verbal.
 
Aluno cuidador (reflexologia nas mãos)

Passeio ao Hopi Hari 
 
 Dança Circular no Colégio Santa Felicidade

O que é Dança Circular?
Qual sua origem?
Seus objetivos?


SEMEARTE

Em comemoração ao Final de Ano, a Academia de Crianças realizou o Semearte, unindo alunos do Semear e do Alecrim, juntamente com educadores, funcionários, colaboradores, amigos e familiares.
A festa foi muito divertida....
Houve várias apresentações e atividades...Confira!

Alunos do Alecrim

Aluno do Alecrim aplicando Quick Massage

Aluna do Alecrim realizando escalda pés

Alunas do Alecrim na dança circular


Tenda do Cantinho do Carinho


Escalda pés

Cantinho do Carinho




A aula de Reflexologia foi ministrada pela professora Carla Graça Mello que reuniu conhecimentos de naturologia e psicologia transpessoal  no processo de ensino.
da técnica. A educadora ressalta a importância da propagação  da cultura da prevenção da doença no espaço educativo e que a reflexologia possibilita ampliar a percepção em relação a saúde de órgãos e circulação energética contribuindo para uma ação seja através de alimento ou da própria técnica antes que a doença se instale.
Além da ação preventiva a educadora ressalta também a importância do toque, da massagem para o fortalecimento da imunidade(informação verbal Anna Patrícia Bogatto, 2011 Pós graduação Psicologia Transpessoal).
 Reflexologia é “a ciência e a arte que lida com o princípio de que nos pés e nas mãos existem áreas de reflexos que correspondem a todos os órgãos, glândulas e partes do corpo” (TASHIRO, 2001), como se sob os pés estivesse desenhado todo o corpo humano. Através da aplicação de pressão em pontos específicos, possibilitando um relaxamento e um equilíbrio corporal contribuindo para a recuperação da saúde.







VENHA FAZER PARTE DESTA TURMA
SEJA VOCê TAMBÉM UM ALECRIM
TRANSFORMADOR DE VIDAS E ALMAS...
ESTAMOS TE ESPERANDO!